sábado, 12 de maio de 2012

CASTELO GRAFITADO POR BRASILEIROS NA ESCÓCIA É MAIOR SUCESSO

Em 2007 quatro grafiteiros brasileiros foram contratados para grafitar parte de um castelo Escocês que foi construído no século 13, o castelo de Kelburn tem 800 anos e faz parte dos patrimônios arquitetônicos da Escócia. Foram gastos mais de 1.500 latas de tintas splay na obra de arte, os irmãos gêmeos Otávio e Gustavo Pandofo, Nina Pandofo e Francesca Nunca foram os autores da arte que vem causando polêmica na Escócia.
O castelo recebe grande número de turistas que visitam anualmente seus jardins, lagos, trilhas, admiram a paisagem, mas o castelo ficou tão famoso que saiu em muitas capas de revistas européias, guias de turismo estamparam nas capas o castelo grafitado pelos brasileiros, o resultado foi um aumento vertiginoso no número de visitantes ao castelo que agora se tornou cartão postal na região. A principio essa pintura permaneceria por apenas três anos, tempo estipulado pela Historic Scotland, mas agora o conde Bolyle de 72 anos, dono do castelo ; pretende deixar as paredes como estão, ele ficou fascinado pela nova aparência do castelo e não quer remover o grafite. Quando seus filhos sugeriram a idéia do grafite ele não aprovou muito, mas agora ele é o primeiro a defender que o grafite permaneça no seu castelo.
Os Escoceses levam muito a sério a preservação de seus tesouros históricos, muitos vêem o grafite no castelo como uma provocação, para eles o grafite pode ser engraçado mas causará danos irreversíveis ao edifício, para a Escócia a preservação de suas construções antigas é de suma importância, porém as vezes falta dinheiro para a preservação de todos os patrimônios históricos.




Fonte:http://www.not1.com.br/category/arte/page/4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário